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Esse tipo de modificação é aplicável aos seguintes veículos:

  • Caminhão;
  • Caminhão – Trator;
  • Ônibus;
  • Reboque;
  • Semi Reboque;

Fica proibido a inclusão de eixo auxiliar veicular em semirreboque com comprimento igual ou inferior a 10,50 m, dotado ou não de quinta roda. O eixo instalado deve ser novo e sem uso, bem como deve estar identificado com a plaqueta do INMETRO.  O instalador deve fornecer ao cliente uma ART (anotação de responsabilidade técnica) para a adaptação, emitida por profissional legalmente habilitado.

Para a abertura do processo de inspeção, é necessário que o veículo modificado seja apresentado ao Cetem nas seguintes condições:

  • limpo;
  • o reservatório de combustível do veículo deve estar no mínimo 90% cheio;
  • com todos os reservatórios de óleo e fluídos no nível.

O proprietário ou condutor do veículo deve apresentar os documentos:

  • CRV ou CRLV – certificado de registro do veículo ou certificado de registro e licenciamento do veículo;
  • CNH do condutor com validade vigente e compatível com o tipo de veículo apresentado;
  • Nota fiscal do eixo;
  • Anotação de responsabilidade técnica de um Engenheiro Mecânico;
  • Autorização do Detran para inclusão de eixo veicular auxiliar.

Principais Ítens à serem inspecionados:

  • Procedência da documentação apresentada;
  • Funcionamento do sistema de iluminação e sinalização;
  • Faróis e lanternas trincados ou quebrados;
  • Simetria e desgaste de pneus acima do TWI;
  • Trincas no pára brisa na área de varredura das palhetas;
  • Fixação dos bancos e cintos de segurança;
  • Encostos de cabeça;
  • Eficiência de frenagem;
  • Alinhamento de rodas;
  • Equilíbrio do sistema de suspensão e amortecedores;
  • Funcionamentos das portas e vidros;
  • Ensaio de emissão de gases e poluentes;
  • Plaqueta de identificação do INMETRO do eixo;
  • Espelho das campanas de freio;
  • Pára choques homologado (deve constar a plaqueta com o número do relatório de ensaio e qual a legislação se aplica);
  • Protetores laterais homologados (deve haver plaqueta de identificação do fabricante);
  • Faixas retrorrefletivas.

Tempo aproximado de inspeção: 45 min a 01H20min

Segundo Eixo Direcional

A inclusão do segundo eixo direcional ou auto direcional é aplicável aos seguintes veículos:

  • Caminhão;
  • Caminhão – Trator;
  • Ônibus.

O eixo instalado deve ser novo e sem uso.  O instalador deve fornecer ao cliente uma ART (anotação de responsabilidade técnica) para a adaptação, emitida por profissional legalmente habilitado.

Para a abertura do processo de inspeção, é necessário que o veículo modificado seja apresentado ao Cetem nas seguintes condições:

  • limpo;
  • o reservatório de combustível do veículo deve estar no mínimo 90% cheio;
  • com todos os reservatórios de óleo e fluídos no nível.

O proprietário ou condutor do veículo deve apresentar os documentos:

  • CRV ou CRLV – certificado de registro do veículo ou certificado de registro e licenciamento do veículo;
  • CNH do condutor com validade vigente e compatível com o tipo de veículo apresentado;
  • Nota fiscal do eixo;
  • Anotação de responsabilidade técnica de um Engenheiro Mecânico;
  • Autorização do Detran para inclusão de segundo eixo direcional.

Principais Ítens à serem inspecionados:

  • Procedência da documentação apresentada;
  • Funcionamento do sistema de iluminação e sinalização;
  • Faróis e lanternas trincados ou quebrados;
  • Simetria e desgaste de pneus acima do TWI;
  • Trincas no pára brisa na área de varredura das palhetas;
  • Fixação dos bancos e cintos de segurança;
  • Encostos de cabeça;
  • Eficiência de frenagem;
  • Alinhamento de rodas;
  • Equilíbrio do sistema de suspensão e amortecedores;
  • Funcionamentos das portas e vidros;
  • Ensaio de emissão de gases e poluentes;
  • Plaqueta de identificação do INMETRO do eixo;
  • Espelho das campanas de freio;
  • Pára choques homologado (deve constar a plaqueta com o número do relatório de ensaio e qual a legislação se aplica);
  • Protetores laterais homologados (deve haver plaqueta de identificação do fabricante);
  • Faixas retrorrefletivas.

Tempo aproximado de inspeção: 45 min a 01H20min

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